Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


AS VÍTIMAS DO INSUCESSO ESCOLAR


Um número considerável de pessoas que foram maus alunos nos primeiros 5 e mais anos de escola - e sobre as quais se profetizou o pior - ficaram na história da Humanidade pelo seu contributo como artistas geniais, filósofos, empreendedores, líderes, técnicos e cientistas de renome.

Ainda hoje isso acontece se bem que em menor número porque a sociedade agora filtra os alunos rotulados com "insucesso escolar" e reencaminham-nos para uma sala ou uma instituição de reabilitação académica - uma espécie de oficina de reparações mecânicas.

Apesar dos bons esforços dos professores e pedagogos, um grande número dessas crianças e adolescentes só se "reabilitará" quando se afastarem da educação formal e planificada e puderem dar liberdade aos seus recursos (muitos dos quais a escola nunca consegue detetar porque).

Curiosamente, um dia, numa ação de formação de professores que eu dirigi na Escola Francisco Torrinha, no Porto, um grupo de docentes levantou-se indignado por eu ter dito algo como "o insucesso escolar não determina necessariamente que os alunos terão insucesso na vida, incluindo a profissional".

O tempo deu-me razão quando, 12 anos depois, investigando muitos alunos vítimas de insucesso escolar - atenção que eu disse VÍTIMAS - estavam a sair-se muito bem na vida, muito melhor do que muitos que foram alunos brilhantes!

Nelson S Lima