Criação: vivemos um tempo de transição no qual “tudo que é
sólido se dissolve no ar”. A noção de uma materialidade fixa e imutável cede
lugar a de um mundo e universo em constante criação. No coração da matéria não
há matéria.
Vínculos: vivemos numa espacialidade de ambientes e conexões
onde o local se articula com os fluxos chamados de virtuais, no entanto
pronunciadamente presentes e disponíveis.
Sincronias: o tempo cronológico, segmentado, justaposto é
revisto pelo instantâneo e o contínuo. Anúncios de eternidade, sincronicidades
e encontros.
Educação: como recriar uma educação onde as múltiplas
dimensões do que chamamos de real apontam para um ser humano capaz de
reorganizar seu campo de consciência com aprendizagens contínuas, insights
reveladores, auto-organização de suas capacidades sensórias, sensíveis,
perceptuais e de sua motivação e vontade?
Após acompanharmos e participarmos destes 20 Anos de
significativas mudanças no mundo, especialmente nas áreas da tecnologia e dos
estudos da mente, quais os desafios, urgências e possibilidades se apresentam
para a Educação do Futuro?
Estamos vivendo uma importante transição civilizatória que
envolve todo o planeta, toda a humanidade e as diversas manifestações da vida
na terra.
Com a emergência da consciência planetária começamos a
perceber nosso pertencimento à teia da vida e começamos a aprender como operar
nas dinâmicas cotidianas dando conta da nossa interdependência, deste
repercutir e afetar mútuos e contínuos de nossas ações.
Esta transição civilizatória enfrenta os desafios de
transformar estruturas e padrões de comportamento causadores de destruição e
violência em cultura da paz e da sustentabilidade para toda a humanidade.
Estamos, nesta Conferência, celebrando a trajetória de um
grupo e seus parceiros que há vinte anos busca contribuir nesta construção
coletiva, utilizando os instrumentos mais efetivos que dispõem os educadores:
inspirar aprendizados transformadores, clarear nossa visão e ajudar a contatar
a força viva das qualidades, dos valores ou virtudes que movem nossas ações.
Nossa matéria prima é o conhecimento, que esperamos esteja a
serviço da vida, da dignidade e do bem estar de todos e cada um.
“Educação do Futuro: Amor & Inteligência Criativa” é
também o momento da inauguração das WE.CON - Conferências Mundiais de Educação,
que se oferecem como ferramentas de gestão cooperativa local, articuladas
globalmente, das ações voltadas às crianças, adolescentes e futuras mães.
É o momento onde o evento de São Paulo, transmitido em tempo
real, se articula com as Conferência Locais em outras cidades e em comunidades
em todo o Brasil.
É o momento onde se inaugura a dinâmica de formação de
grupos, de redes locais que com o suporte de focalizadores e ferramentas
eletrônicas de gestão compartilhada, se preparam para mobilizar e operar
informações e conexões que promovam o cuidado, a proteção, o desenvolvimento
dos talentos, dos vínculos saudáveis, da criatividade e das oportunidades de
cooperação prática e efetiva do local ao planetário.
Ver fonte e página: