Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


Aulas de 8 minutos!?

Tudo aquilo que vai contra ao que estamos habituados pode provocar-nos alguma perplexidade. No ensino, o sector que mais tempo demora a aceitar novas ideias, as coisas são mais difíceis de mudar. Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, os professores e os próprios pais são os primeiros a travar a maioria das alterações. Eles reagem, na generalidade, de forma conservadora no que se refere ao ensino.

Pois então surpreenda-se: na escola secundária de Monkseaton, no norte da Inglaterra, desde 2005 que há aulas de 8 minutos com 10 minutos de intervalo a separá-las.

O inventor deste novo método, Paul Kelley, colocou em livro os resultados da sua experiência (Making Minds). O método é baseado em pesquisas de Douglas Fields, do Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, publicadas na revista Scientific American. O investigador concluiu que os mecanismos da
aprendizagem (concentração, memória, etc.) funcionam melhor quando as actividades são curtas e intervaladas por momentos de descanso.

Os resultados na escola de Monkseaton são promissores pois a generalidade dos seus 850 alunos melhoraram no rendimento académico!