Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


Estimular a mente dos nossos filhos!

A maioria das crianças têm um cérebro maravilhoso dotado de muitas aptidões e talentos. O seu aproveitamento, porém, depende muito da estimulação e da qualidade de vida que tiver ao longo dos primeiros anos.

O cérebro é um órgão muito complexo. Ele acompanha a criança desde os primeiros meses de gestação e quando ela nasce ele continua em rápida e enérgica evolução. De tal forma que a alimentação, as condições ambientais e as ligações afectivas com a mãe e as outras pessoas influenciam activamente no seu desenvolvimento. E, claro, um cérebro saudável fornece uma mente brilhante!

Durante a infância podemos fazer muito pelo sistema cérebro/mente de nossos filhos. Eis alguns conselhos que considero pertinentes.

1. Alimentação é crucial!
O cérebro é o órgão mais comilão que nós temos. Sozinho, consome 25% de toda a energia que nos é fornecida pelos alimentos. A alimentação é, pois, muito importante para um bom funcionamento do cérebro e dos processos mentais (concentração, memória, pensamento, etc.). Dê a seu filho uma alimentação rica em nutrientes saudáveis (vitaminas, minerais, etc.), com bastante fruta, legumes e água. Não o deixe habituar-se à comida fast food, refrigerantes, pastelaria e outras fontes de toxinas.

2. Dormir é também viver!
Geralmente as crianças detestam a hora de ir dormir. Para eles, o ir para a cama é interromper o dia e a brincadeira. Ensine-o a perceber que dormir é também viver, dá saúde, reforça a mente e até pode ser divertido porque o sono é a fábrica dos sonhos. Entre 9 a 10 horas de sono são necessárias para o descanso e o revigoramento do cérebro e da mente das crianças em idade escolar.

3. Respirar fortifica o cérebro! 
Fazer ginástica e desporto ajudam não apenas os músculos a desenvolverem-se mas também o cérebro. O oxigénio alimenta os neurónios, tonifica-os e ajuda a relaxar a mente. Não permita que seu filho fique muitas horas sentado a ver televisão ou preso aos jogos electrónicos. Ele precisa de correr e saltar. Saia com ele, passeie e corra com ele nos jardins e parques que estejam ao vosso alcance.

4. Dê-lhe música! 
As crianças gostam, naturalmente, de música! Mas é bom que aprendam a separar o trigo do jóio. Desde cedo na vida deixe que a boa "música de fundo" invada a sua casa. A música exerce diversos efeitos saudáveis sobre a mente.

5. Filosofia para pensar!
Incentive-o a pensar. Inscreva-o em cursinhos de Filosofia para Crianças ou no nosso Programa Escola de Líderes. Eles ajudam no desenvolvimento da reflexão, do espírito crítico e do pensamento.

6. Provoque a curiosidade!
As crianças mentalmente saudáveis são curiosas. Provoque no seu filho o interesse pelo mundo, a vida, a história da humanidade, a leitura, etc. Filmes, álbuns, enciclopédias e viagens ajudam a manter a curiosidade aberta para as coisas grandiosas do Universo.

7. Meditar para crescer! 
A meditação para crianças é uma forma de crescer espiritualmente. Inscreva-o em cursos de ioga para crianças ou em actividades de expansão da mente que o Instituto da Inteligência (Portugal, Brasil e Paraguay) realiza regularmente.

8. Fluir para ser feliz! Os "estados de fluxo" são momentos de pura concentração e fascinação obtidos através do envolvimento em actividades de muito prazer e contemplação como desenhar, pintar, ouvir histórias, etc. Ajudam na concentração e no relaxamento.

9. Optimizar a mente!
Estimule a imaginação de seu filho, desperte-lhe os sentidos, fomente novos conhecimentos. Através de diversas actividades disponíveis um pouco por todo o país o seu filho pode estimular as actividades cognitivas aprendendo a ler, a estudar um novo idioma, a desenvolver uma arte, etc.

10. Ame-o com verdade! 
As crianças felizes e que se sentem amadas têm melhor sucesso escolar, melhor saúde e são mais felizes. A sua auto-estima é mais forte e a sua personalidade desenvolve-se de forma equilibrada. Ame seu filho de forma honesta: dê-lhe carinho, afecto, protecção, ensine-o a cumprir regras e a ser autónomo. Não seja nem exageradamente severo nem perigosamente permissivo.

Nelson S Lima