Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


Geração Net a caminho do Poder

Nasceram entre 1977 e 1996 e os modernos economistas encaixam-nos na Geração Net (termo criado por Don Tapscott e tornado público em 1997 no livro Growing Up Digital).

Trata-se da primeira geração de humanos a crescer na era digital. Estima-se que actualmente sejam já 2 mil milhões de indivíduos (entre crianças e jovens adultos) mas está a expandir-se a um ritmo alucinante. Por exemplo, já existem mais jovens naquela faixa etária que usam a internet na China do que nos Estados Unidos onde 90% dos adolescentes se servem regularmente da internet.

Ao contrário dos pais que passavam (passam) 24 horas por semana a ver TV, os jovens da Geração Net crescem a interagir uns com os outros através da Net e dos telemóveis.

Geralmente, estes jovens não conseguem imaginar uma vida em que as pessoas não tinham estas tecnologias para se comunicarem, trocarem opiniões e ideias, jogarem, interagirem intensamente.

Por exemplo, enquanto os pais eram (são) consumidores passivos da comunicação social, os jovens actuais são criadores activos de conteúdos. É a primeira vez na história da humanidade em que os filhos são as autoridades numa matéria realmente importante.

A forma de actuar da Geração Net é a ligação em rede. Os seus "membros" dominam muitas das enormes comunidades on-line, do Facebook ao MySpace onde milhões de jovens socializam e colaboram para fazerem tudo e mais alguma coisa.

Danah Boyd, uma socióloga da Universidade de Berkeley que tem estudado a Geração Net, tem vindo a alertar para algo que nem todos os pais se aperceberam de forma clara: "Não tendo controlo em casa, muitos adolescentes não a encaram como o seu espaço privado". Os seus espaços privados encontram-se agora e cada vez mais on-line, onde os jovens se reunem em massa, se ligam em rede com os pares e criam espaços partilhados próprios. Através de redes sociais como o Facebook podem convidar, por exemplo, 5 mil amigos para entrar no seu espaço privado,ainda que virtual!

Os locais de encontro dos jovens é pois, cada vez mais, a internet à medida que os espaços exteriores são menos atraentes e onde os adultos controlam tudo (da casa à escola e à maior parte dos espaços de actividades).

Entretanto, a segunda Geração Net (crianças nascidas a partir de 1997, ver foto) está, entretanto, a dar os seus primeiros passos. Elas nasceram num mundo já totalmente familiarizado com as novas tecnologias de informação. Comunicam-se intensamente através de telemóveis, aprendem rapidamente a dominar os novos aparelhos, o computador é-lhes acessível e a internet começa a fazer parte do seu dia-a-dia.

De acordo com um estudo da European Interactive Advertising Association, os jovens europeus com idades dos 16 aos 24 anos, estão na internet cerca de 12 horas por semana, ou seja, mais 10% em média do que a ver televisão.

É altura dos pais compreenderem como o mundo mudou profundamente. E, em vez de se lamentarem, devem, pelo contrário tentar descobrir o mundo novo que a internet proporciona. Equilibrando a vida entre os dois mundos, o fosso entre o mundo dos pais e o mundo dos filhos será muito menor.

Nelson S Lima