Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


DIFICULDADE OU INCAPACIDADE?

O insucesso escolar tem, muitas vezes, como causa mais saliente o que se generalizou chamar "dificuldades de aprendizagem". Não obstante, sob o ponto de vista científico, as dificuldades de aprendizagem incluem situações mais graves e que se denominam "incapacidades de aprendizagem".
Estas penalizam muito mais os alunos porque, logo à partida, eles enfrentam algum tipo de problema geralmente orgânico, o que pode dificultar em muito qualquer tentativa de aprendizagem.
O diagnóstico é, nestas situações, determinante mas é também onde mais falhas se cometem, especialmente quando ele é realizado por pessoas não habilitadas para o fazer.
Tenho assistido a situações degradantes de atribuição de culpas aos alunos (como sendo preguiçosos, por exemplo) quando, na realidade, pode ser um qualquer problema neural (o que, por si só, acolhe uma variedade imensa de problemas).
Esta palestra, que tenho vindo a realizar em escolas e outros espaços, já foi assistida por mais de 6 mil pessoas, sobretudo pais e professores.
Contato para palestras em Portugal e Brasil: nelsonslima@yahoo.co.uk
Nelson S. Lima