Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


O sucesso das crianças com Défice de Atenção!

Você sabia que elas podem ser altamente criativas (e de sucesso), sejam crianças ou adolescentes?


Durante a minha (anterior) carreira como neuropsicólogo conheci muitas crianças com THDA onde o défice de atenção é (era) um problema de difícil ultrapassagem. Mesmo com a medicação psicoestimulante (o cérebro destas pessoas, numa zona muito específica dos lobos frontais, é "preguiçoso"), o défice de atenção era difícil de resolver.

Temos também de considerar os "défices de atenção" (sem hiperatividade) em pessoas que sofrem de SPA (síndrome de pensamento acelerado), ansiedade e outras perturbações, geralmente emocionais.

Um número considerável de hiperativos com défice de atenção apresenta uma característica: sobredotação (ou superdotação, como se diz no Brasil), especialmente na área criativa, o que lhes dá uma mais valia se for devidamente gerida.

Terei avaliado cerca de 4.000 sobredotados só em Portugal muitos dos quais são agora estudantes do ensino superior de sucesso (alguns já a fazerem mestrados ou doutoramentos em famosas universidades como Utrecht, Oxford, etc.). Devo acrescentar que alguns receberam bolsas de países estrangeiros - na Holanda, por exemplo - devido às altas notas obtidas nos seus países de origem (incluindo Portugal).

Ora poderá perguntar-se como é que um sujeito com Défice de Atenção (tantas vezes também hiperativo) pode ter uma mente criativa de sucesso como aconteceu com o conhecido empresário Sir Richard Branson, de 63 anos, fundador do grupo Virgin com grandes investimentos que vão da música à aviação, vestuário, biocombustíveis e até viagens aeroespaciais (Branson é também disléxico e desistiu da escola aos 16 anos quando havia criado a revista Student, juntamente com um amigo. Em 1999, Branson tornou-se Sir, ao ser empossado Cavaleiro pela Rainha da Inglaterra).

Esse é o tema de próximos artigos neste blogue!

Nelson S Lima