Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


Os perigos do sedentarismo: alerte os seus filhos!

Segundo uma investigação australiana, a cada hora em frente à televisão aumenta o risco de se sofrer um ataque cardíaco. E isto é um problema que afecta as pessoas em qualquer idade.

David Dunstan, um dos autores do estudo publicado na Circulation, recorda que o corpo humano foi desenhado para mover-se e não para estar sentado várias horas ao dia. O problema, como reconhece este especialista em Actividade Física do Instituto Baker de Vitoria, na Austrália, é que “muitas das actividades da vida diária que requeriam estar de pé se transformaram para estarmos sentados”.

Concretamente, o estudo avaliou quase oito mil pessoas maiores de 25 anos entre 1999 e 2006. Em função dos seus hábitos televisivos dividiram os sujeitos em três grupos: os que viam menos de duas horas diárias, entre duas e quatro horas por dia e finalmente os que ficavam em frente ao televisor mais de quatro horas diárias.

Nestes sete anos de análises registaram-se 284 mortes: 87 com problemas cardiovasculares e outras 125 por cancro. Se nos tumores se observou uma relação residual com o hábito de ver televisão, a relação era muito mais clara nos problemas cardiovasculares.

Os investigadores concluíram que os indivíduos que viam televisão mais de quatro horas por dia tinham 46 por cento mais probabilidade de morte (por qualquer causa) que as pessoas que viam televisão menos de duas horas por dia, ou quase 80 por cento se apenas tivermos em conta os falecimentos por causas cardiovasculares.

Por cada hora diária de televisão, os investigadores calculam que existe 11 por cento de aumento de risco de mortalidade por qualquer causa e até 18 por cento por patologia cardiovascular. Aumenta também em nove por cento a mortalidade por cancro. O perigo mantem-se mesmo tendo em conta outros factores como o colesterol, a tensão, o tabaco, o perímetro da cintura ou a dieta rica em gorduras. Inclusive para alguém com um peso normal, estar sentado várias horas por dia tem uma má influência nos níveis de glicose e de gordura do organismo.
Uma vida activa não apenas reduz estes perigos como melhora a função mental, incluindo a concentração, a memória, a aprendizagem e a criatividade. Muitos casos de insucesso escolar podem resolver-se com o aumento de actividade física!

Nelson S Lima