Recomendo também esta página:

Recomendo também esta página:
Autor: Nelson S. Lima (clique na imagem)

Siga-me no Facebook:


Ensine aos seus filhos as bases da liderança!


Pat Williams, alto dirigente desportivo norte-americano (foi executivo da NBA-Liga Profissional de Basquete, entre outros cargos), desafia os pais a desenvolverem nos filhos competências de liderança.

Num recente trabalho publicado nos Estados Unidos, Pat diz acreditar que o futuro de uma nação ou do mundo "é determinado pelo calibre dos jovens líderes que desenvolvemos hoje".

Num mundo cada vez mais confuso e competitivo é necessário que os jovens saibam muito mais coisas do que aquilo que andam a aprender na escola.

Escrevi em tempos, que deveria haver no ensino obrigatório uma disciplina de liderança a partir dos 8 anos de idade mesmo que isso implicasse tornar os programas actuais menos densos pois há muitas matérias académicas que são totalmente desnecessárias aprender hoje em dia na escola.

Também Jay Strack, presidente da Universidade de Liderança Estudantil (Estados Unidos), considerado a maior autoridade no desenvolvimento de jovens líderes, diz que "nós, os pais, educadores e treinadores, temos errado o alvo, pois os nossos filhos encontram-se terrivelmente despreparados para lidar com a vida real".

Voltando a Pat Williams, ele defende que os pais e as escolas devem preocupar-se em desenvolver as seguintes 7 qualidades de liderança nas crianças:

- Visão: ter uma ideia de futuro pois ela define como o sucesso poderá ser atingido.
- Comunicação: saber escrever e falar com os outros, saber falar em público.
- Inteligência Social: saber trabalhar de forma eficiente com as pessoas de modo a inspirá-las a alcançar os objectivos, saber motivar, resolver conflitos, fortalecer uma comunidade.
- Carácter: aprender a edificar bons traços de carácter, a humildade, a gentileza, a justiça, a tolerância, o respeito pelos outros.
- Competência: desenvolver as capacidades através da experiência e ter um compromisso com o alcance da excelência no saber fazer.
- Audácia: aprender a superar a timidez, a introversão e a tendência a não arriscar; combater o conformismo.
- Serviço: os jovens precisam de ser instruídos, inspirados e desafiados a ver o seu papel de liderança não como uma oportunidade de expandir o Ego mas como uma oportunidade de servir os outros.

Nelson S Lima