O desenho, a pintura, o canto e a música são alguns dos campos onde a imaginação das crianças habitualmente se manifesta com todo o seu esplendor. Muitos artistas de palmo e meio encantam-nos com a riqueza e plasticidade da sua produção imaginativa e inventiva.
As manifestações da criatividade através das actividades lúdicas constituem um meio de expressão fundamental de experiências e desejos. A capacidade inventiva das crianças representam algo mais do que a adição de inteligência + criatividade. É o resultado de múltiplos factores onde a educação e o meio socio-cultural têm um peso muito grande.
Acontece que as crianças mais criativas têm, por vezes, dificuldades de integração na escola. A sua imaginação pode suscitar críticas e deixar os professores atónitos.
Margarida, uma menina de 10 anos, foi um dia interpelada pela professora para dizer o que significava a palavra "liberdade" ao que ela respondeu que "é assim uma coisa como o oceano!". A professora chamou-lhe a atenção para o facto de não estarem numa aula de Ciências da Natureza! Os colegas riram-se.
A Margarida ficou envergonhada. Desde então nunca mais teve motivação para dizer coisas que lhe parecessem inapropriadas. Obviamente, a Margarida dera uma resposta que a professora não foi capaz de interpretar. Por que não pediu à Margarida para explicar-se dando-lhe oportunidade de expor o seu pensamento? A professora errou.
As crianças criativas podem ter muitos dissabores na escola. Mas não devem ser proibidas de expor a sua imaginação. Essa característica deve ser acarinhada e estimulada.
As crianças enfrentam as
situações escolares com uma
série de convicções, valores,
teorias e crenças a respeito
da sua própria eficácia e que
afectarão as metas e os resultados
por elas obtidas.
Nelson S Lima
As manifestações da criatividade através das actividades lúdicas constituem um meio de expressão fundamental de experiências e desejos. A capacidade inventiva das crianças representam algo mais do que a adição de inteligência + criatividade. É o resultado de múltiplos factores onde a educação e o meio socio-cultural têm um peso muito grande.
Acontece que as crianças mais criativas têm, por vezes, dificuldades de integração na escola. A sua imaginação pode suscitar críticas e deixar os professores atónitos.
Margarida, uma menina de 10 anos, foi um dia interpelada pela professora para dizer o que significava a palavra "liberdade" ao que ela respondeu que "é assim uma coisa como o oceano!". A professora chamou-lhe a atenção para o facto de não estarem numa aula de Ciências da Natureza! Os colegas riram-se.
A Margarida ficou envergonhada. Desde então nunca mais teve motivação para dizer coisas que lhe parecessem inapropriadas. Obviamente, a Margarida dera uma resposta que a professora não foi capaz de interpretar. Por que não pediu à Margarida para explicar-se dando-lhe oportunidade de expor o seu pensamento? A professora errou.
As crianças criativas podem ter muitos dissabores na escola. Mas não devem ser proibidas de expor a sua imaginação. Essa característica deve ser acarinhada e estimulada.
As crianças enfrentam as
situações escolares com uma
série de convicções, valores,
teorias e crenças a respeito
da sua própria eficácia e que
afectarão as metas e os resultados
por elas obtidas.
Nelson S Lima